Endereço:

contato@escolaculturacrista.com.br

Educação Clássica

• Filosofia Educacional herdada e desenvolvida pela cristandade
  • Que reconhece a contribuição histórica dos Clássicos gregos e romanos para o desenvolvimento da civilização ocidental.
  • Formação integral do aluno (corpo, mente e alma)
  • Foco no cultivo de virtudes (Verdade, Bondade e Beleza) no estudante, tendo o temor de Deus como fonte da sabedoria.
  • Recorrer às grandes obras desenvolvidas pela humanidade (arte, literatura) para o desenvolvimento curricular.
  • Metodologia que baseia-se em um processo instrutivo, sequencial e cumulativo a fim de conduzir a maturidade, domínio e a criatividade.
  • Dentro da proposta da Doroty Sayers aplica-se Trivium como proposta metodológica.
  • Onde cada etapa representa uma fase do desenvolvimento da criança: gramática (apresentação inicial dos dados), lógica (conexão desses dados) e retórica (expressão oral ou escrita com eloquência).

Educação Cristã

A Educação Cristã vai muito além de adicionar um versículo bíblico ao programa curricular: na verdade, está presente em todas as disciplinas escolares como filosofia, música, biologia, artes e até matemática. As matérias são integradas e ensinadas em torno da verdade de que Deus é o Criador de tudo o que existe, “porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém”.

• Ensinar as matérias integradas como partes de um todo e integradas com as Escrituras (2 Timóteo 3: 16-17).
  • Fornece um modelo claro de vida cristã bíblica por meio de sua equipe e conselho (Mateus 22: 37-40).
  • Incentivar todas as crianças no desenvolvimento e manutenção de seu relacionamento com Deus por meio de Jesus
  • Cristo (Mateus 28: 18-20).
  • Enfatizar a gramática, a lógica e a retórica em todas as disciplinas.
  • Incentivar cada aluno a desenvolver o amor pelo aprendizado e a atingir seu potencial acadêmico.

Proporcionar uma atmosfera ordeira e disciplinada que conduza à realização dessas metas.

Método Fônico de Alfabetização

• Método mais indicado nos países desenvolvidos
  • Envolve rapidez, adequação e bons resultados
  • Instrutivo- parte de unidades menores para maiores
  • Ciclo de alfabetização muito bem definido
  • 1º fonema ou som da letra – 2º associação das letras que formam as silabas 3º Silabas que formam as palavras
  • Processo de leitura e escrita se torna mais fácil

Poucos alunos por turma

• Atenção aos detalhes na aprendizagem
  • Cuidado individualizado em todas as áreas da vida da criança
  • Planos de aula personalizados
  • – Professor + auxiliar em sala

Ensino de virtudes

• A educação de uma criança vai além do conhecimento científico
  • Cultivo dos valores morais e éticos cristãos desde a escolha do material até o exemplo de vida e da conduta do professor em sala de aula.
  • Virtudes como ordem, respeito, obediência e cooperação são sempre incentivados.
  • Ao final de cada bimestre essas virtudes são avaliadas e conversadas com os pais.

Artes

• Ed clássica ensina e valoriza tudo que é bom, belo e verdadeiro.
  • Ensinamos e estimulamos as crianças a conhecerem e se maravilharam com a boa cultura e arte.
  • Ensino através de obras clássicas da pintura, música e literatura.
  • Incentivo à contemplação e produção de obras de arte.

O corpo e mente estão conectados.

As crianças precisam trabalhar também sua parte física para promover seu bem estar, cuidar da saúde, e também desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades motoras que estão relacionadas á seu processo de aprendizagem.

Trabalhamos coordenação motora, orientação espacial, concentração, agilidade e etc.

Música

• Quanto mais estimulamos os diferentes sentidos, mais desenvolvemos a inteligência e sensibilidade
  • Nas aulas os alunos exploram diferentes instrumentos musicais, começam a se familiarizar com conceitos como sons graves e agudos, notas musicais, harmonização e etc.
  • Nós utilizamos também a música em sala de aula como auxílio para a memorização das matérias.

Inglês todos os dias

Diariamente as crianças têm contato com a língua inglesa em sala de aula fazendo que a aquisição da língua se dê de forma lúdica e natural.

Método Singapura de Matemática

• Singapura em 2015 conquistou o 1º lugar no PISA
  • Abordagem por etapas CPA: concreto, pictórico e abstrato
  • A ideia é se concentrar em resolver problemas e entender o raciocínio lógico por trás das operações, em vez da habitual “decoreba”.
  • Uma abordagem muito visual e auditiva.
  • Universidade de Cambridge, revelou em estudos que o método melhora a velocidade com que se aprendem habilidades matemáticas.